Fantasmas

Fantasmas

Fantasmas
2018
Dimensões variáveis
Varal+peças de roupas vermelhas+ prendedores+parafusos
Fantasmas,  se constitui da colocação de um varal no espaço expositivo tomados por roupas de diversos tamanhos, formas e tons de vermelho, sem distinção de gênero.
A sua composição traz a ideia de um vestígio de habitação por um grupo de pessoas (um povo organizado), que se afirma em identidade, através da cor.
A presença das roupas penduradas traz a ausência de seus hipotéticos donos. Em especial, a atividade à qual simula, a de lavar roupas, sugere uma apropriação cotidiana do espaço.
A ausência dos donos encarna fantasmas de um povo que ali habita e as suas motivações do uso específico do vermelho. Uma cor quente conectada a ideia de poder, guerra, perigo,  sangue, paixão e fogo. E claro, a inevitável carga política associada com o comunismo, o socialismo, o sindicalismo e as manifestações populares. Portanto, o impacto

o alerta, e por isso é possível dialogar com a própria história da “Ameaça Vermelha” no Brasil, utilizada a quase cem anos como plataforma de ações políticas da extrema direita para justificar suas tomadas do poder via golpes.O trabalho encarna este fantasma e seu perigo da tomada de poder, revelando que o medo dessa ameaça vermelha na verdade se volta contra a igualdade e equidade, que o trabalho afirma.

Deixe um comentário

close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star